quinta-feira, 5 de abril de 2012

TRAGÉDIAS HUMANAS E AMBIENTAIS DA HISTÓRIA

                                                           TRAGÉDIA DE SEVESO

     Em 10 de julho de 1976, sábado, em Seveso, cidade italiana perto de Milão, o superaquecimento de um dos reatores da fábrica de desfolhantes ( o tristemente famoso agente laranja da Guerra do Vietnã ) liberou densa nuvem que, entre outras substâncias, continha dioxina, produto químico muito venenoso. A nuvem baixou no solo, atingindo um setor da cidade com 40 residências e voltou a subir. Logo no domingo, começaram a morrer animais domésticos, e dias depois os moradores, principalmente crianças, apresentavam sintomas de grave intoxicação. As 733 famílias da região afetada foram retiradas, e abriram-se crateras de 200 metros de diâmetro para enterrar tudo que se encontrasse na área contaminada.

    Devido à contaminação, 3000 animais morreram e outros 70000 animais tiveram que ser sacrificados para evitar a entrada da dioxina na cadeia alimentar. Acredita-se que não tenha havido mortes de seres humanos diretamente vinculadas ao acidente, mas 193 pessoas nas áreas afetadas sofreram de cloracne e outros sintomas. 

________________________________________________________________________________________

                                                           TRAGÉDIA DE BHOPAL


     A tragédia de Bhopal foi um desastre industrial que ocorreu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide. É o pior desastre industrial ocorrido até hoje. Mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases e pelo menos 27 mil morreram por conta disso. A Union Carbide, empresa de pesticidas de origem americana, se negou a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como conseqüência, os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde. 


_________________________________________________________________________________

                                                          TRAGÉDIA DE CHERNOBIL

     O acidente nuclear de Chernobil ocorreu na data de 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, escandinávia e reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroschima. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram bastante contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.

      Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes em decorrência do desastre até aquela data sendo 47 trabalhadores acidentados e 09 crianças com câncer da tireóide, e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doença relacionada com o acidente.